Nascido em Goiânia, Goiás, interessou-se pela cozinha logo cedo. Aos cinco anos de idade já ficava na barra da saia da mãe querendo saber o que era aquele cheirinho delicioso que vinha dos fogões. Ao longo de sua adolescência foi despertando ainda mais a curiosidade pelos produtos, pela maneira de prepará-los, reconhecendo suas cores e sabores.

Em 2007 resolveu estudar Gastronomia, concluindo seus estudos no Centro Universitário SENAC-SP. Inquieto, logo no começo do curso já começou seus trabalhos por São Paulo. Passou pelos melhores lugares da cidade, com destaque para os restaurantes D.O.M., de Alex Atala, Eñe, dos espanhóis Sérgio e Javier Torres e, por fim, o Maní, de Daniel Redondo e Helena Rizzo, onde permaneceu por mais de dois anos amadurecendo dentro da cozinha e construindo a base sólida que carrega hoje em dia. Findados seus longos anos na capital paulista, resolveu se aventurar pelo mundo afora. Fixou-se na Espanha, onde trabalhou ao lado dos melhores Chefs do mundo, permanecendo uma temporada dividida entre os atuais 2° e 3° melhores restaurantes do mundo, El Celler de Can Roca e Mugaritz, respectivamente.  Depois dessa experiência única na vida de um cozinheiro, resolveu resgatar suas raízes.

Em 2012 retorna a Goiás e é Chef no Palácio das Esmeraldas. Paralelamente, abriu seu próprio negócio, o Ian Baiocchi Buffet & Catering, que busca transmitir ao público um novo conceito em eventos, uma experiência, no mínimo, multissensorial.